AULA DE FILOSOFIA E AVALIAÇÃO de Katiuska Marçal e Elisete Tomazetti
Resumo: O debate em torno do ensino da filosofia cresce e se reforça, especialmente depois da efetivação legal da disciplina no ensino básico brasileiro. Apesar do movimento crescente de discussões sobre metodologias, didáticas, ensino e aprendizagem, a questão da avaliação em filosofia, no ensino médio, ainda é assunto incipiente, senão inexistente, tanto nas escolas básicas como nas licenciaturas, afora a falta de literatura para esta discussão. Entendemos, portanto, que a avaliação em filosofia constitui temática pouco explorada e por isso mesmo, muito fértil enquanto pauta para as questões de ensino da Filosofia. O presente texto tem por objetivo delinear e analisar as formas de avaliação mais recorrentes na prática pedagógica do professor de Filosofia do ensino médio. Por conseguinte, questiona a relação entre formação inicial dos professores e cultura escolar. A análise tem por base entrevistas individuais realizadas com professores da rede pública de ensino, assim como o relato etnográfico elaborado a partir da observação em uma turma de ensino médio. Os dados constituem parte do Projeto de Pesquisa Filosofia, Cultura Juvenil e Ensino Médio, desenvolvido entre 2004 e 2009, na Universidade Federal de Santa Maria – RS.
Palavras-chave: Avaliação, Filosofia, Ensino Médio
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