sexta-feira, 17 de maio de 2013

Educação em Revista-UNESP

AULA DE FILOSOFIA E AVALIAÇÃO de Katiuska Marçal e Elisete Tomazetti

Resumo:  O  debate  em  torno  do  ensino  da  filosofia  cresce  e  se  reforça,  especialmente depois da efetivação  legal da disciplina no ensino básico brasileiro. Apesar do movimento crescente de discussões sobre metodologias, didáticas, ensino e aprendizagem, a questão da avaliação em filosofia, no ensino médio, ainda é assunto incipiente, senão inexistente, tanto nas escolas básicas como nas  licenciaturas, afora a  falta de  literatura para esta discussão. Entendemos,  portanto,  que  a  avaliação  em  filosofia  constitui  temática  pouco  explorada  e por  isso mesmo, muito  fértil  enquanto  pauta  para  as  questões  de  ensino  da  Filosofia. O presente texto tem por objetivo delinear e analisar as formas de avaliação mais recorrentes na  prática  pedagógica  do  professor  de  Filosofia  do  ensino  médio.  Por  conseguinte, questiona a relação entre formação  inicial dos professores e cultura escolar. A análise  tem por base entrevistas individuais realizadas com professores da rede pública de ensino, assim como o relato etnográfico elaborado a partir da observação em uma turma de ensino médio. Os  dados  constituem  parte  do  Projeto  de  Pesquisa  Filosofia,  Cultura  Juvenil  e  Ensino Médio, desenvolvido entre 2004 e 2009, na Universidade Federal de Santa Maria – RS.

Palavras-chave: Avaliação, Filosofia, Ensino Médio

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