O que significa dizer que a Filosofia avança em direção à tolerância, ao respeito dos outros pensamentos? Significa que ela busca afrouxar o curso das normas dentro das quais as existências estão contidas. A vida esta' em relação estreita com as normas e estas normas são plurais, múltiplas. Entre, inclusão, exclusão e precariedade, onde cada um de nós se situa? Se resvalamos para a margem, para a periferia da sociedade, nos tornamos um fora-das-normas, um excluído do jogo social, um condenado pela maldição social?
Segundo Guillaume Le Blanc, a margem não é simplesmente o que está fora do mapa de uma sociedade, mas também algo que abre novas formas de vida.
Guillaume é professor da Universidade Michel de Montaigne, em Bordeaux, onde também mantém um grupo de pesquisa sobre medicina e suas relações com a vida social. Autor de livros consagrados a estudar essas figuras de precariedade que inspiraram a obra de Foucault(Vidas ordinárias, vidas precárias, 2007, Dentro/fora, 2007, A condição do estrangeiro, 2011, O que fazer da nossa vulnerabilidade, 2011).
Confira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário