quinta-feira, 19 de abril de 2012

Artigo de Saulo Eduardo Ribeiro na Revista Impulso - UNIMEP.

Ensino de Filosofia na Escola: (im)possibilidades ante a crise da modernidade.


Resumo: Neste artigo, pretende-se pensar as (im) possibilidades do ensino de filosofa e, principalmente, da experiência filosófica na escola desde a perspectiva foucaultiana. Nesse sentido, esta temática desenvolve-se a partir de duas questões, a saber: (a) de que modo o ensino e a prática docente em filosofa na escola  têm  funcionado e acontecido?  (b) quais são as alternativas para que esse ensino venha a funcionar e acontecer de outras maneiras? Na primeira questão, discute-se a situação desse ensino na escola ante a crise da modernidade. Assim, em um primeiro momento, procurar-se-á pensar o processo de subjetivação no ensino de filosofa em  relação ao processo de produção do sujeito moderno normalizado. Em seguida, analisar-se-á as (im)possibilidades de o ensino de filosofia constituir-se como experiência filosófica ante a crise dos padrões de experiência da modernidade. Na segunda questão, referenciando-se na produção filosófica do chamado “terceiro Foucault”, procuar-se-á visualizar uma alternativa para o ensino de filosofa que, a partir de uma ética e de uma estética  imanente do cuidado de si, possibilite pensar outras formas de produção de subjetividade.
Palavras-chave:  ensino;  filosofia;  crise;  modernidade; Foucault; cuidado de si.


http://www.4shared.com/office/FtZS_7UR/Saulo_ribeiro.html

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