Ensino de Filosofia na Escola: (im)possibilidades ante a crise da modernidade.
Resumo: Neste artigo, pretende-se pensar as (im) possibilidades do
ensino de filosofa e, principalmente, da experiência filosófica na escola desde
a perspectiva foucaultiana. Nesse sentido, esta temática desenvolve-se a partir
de duas questões, a saber: (a) de que modo o ensino e a prática docente em filosofa
na escola têm funcionado e acontecido? (b) quais são as
alternativas para que esse ensino venha a funcionar e acontecer de outras
maneiras? Na primeira questão, discute-se a situação desse ensino na escola
ante a crise da modernidade. Assim, em um primeiro momento, procurar-se-á
pensar o processo de subjetivação no ensino de filosofa em relação ao
processo de produção do sujeito moderno normalizado. Em seguida, analisar-se-á
as (im)possibilidades de o ensino de filosofia constituir-se como experiência filosófica
ante a crise dos padrões de experiência da modernidade. Na segunda questão,
referenciando-se na produção filosófica do chamado “terceiro Foucault”,
procuar-se-á visualizar uma alternativa para o ensino de filosofa que, a partir
de uma ética e de uma estética imanente do cuidado de si, possibilite
pensar outras formas de produção de subjetividade.
Palavras-chave: ensino; filosofia; crise; modernidade; Foucault; cuidado de si. http://www.4shared.com/office/FtZS_7UR/Saulo_ribeiro.html
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