Filmes trabalhados pelo GT Filosofia e CINEMA, com os alunos na escola Edna May
À procura da felicidade
Gênero: Drama
Direção: Gabriele Muccino
Ano: 2006
Duração: 117 min
País: Estados Unidos
Sinopse: À Procura da Felicidade, conta a história de Chris Gardner, um homem obstinado que luta para sobreviver e sustentar seu filho mesmo sob as mais duras condições, sem que isso o faça ignorar os principais valores nem perder as esperanças. Gardner encontra-se nas mais desesperadas situações, sob constante pressão financeira, chegando a dormir no banheiro de uma estação de metrô e depois em abrigos. Nessa jornada angustiante, é abandonado pela mulher, tendo que criar o filho sozinho. Mas nada o impede de manter o carinho e passar valiosas lições para seu filho, que depositara total confiança no pai. Os obstáculos parecem intransponíveis, mas a força de vontade de Gardner é ainda maior.
O filme retrata o "sonho
americano", onde o trabalho duro individual pode levar qualquer um longe
na terra das oportunidades. Logo de início, Gardner avista um senhor saindo de
uma Ferrari em frente a um prédio comercial. Todos à sua volta pareciam felizes.
Ele pergunta ao desconhecido o que ele fazia para poder ter aquilo, e a
resposta muda sua vida. O homem diz que era corretor de ações, e que para tanto
bastava ser bom com números e com pessoas. Gardner coloca na sua mente então
que chegará lá um dia, e parte para um processo obstinado de tentativa,
superando os mais absurdos obstáculos.
Temas transversais: felicidade, amor, alienação e trabalho.
Objetivo do uso de filme: Este filme foi utilizado com o intuito de discutir, em um primeiro plano, a felicidade como um ideal a ser alcançado e, posteriormente, o movimento em direção a sua realização. Partindo dessa perspectiva, esse filme possibilitou que trabalhássemos com a noção epicurista de felicidade contrastando-a com a teoria marxista da alienação, estabelecendo, assim, uma distinção entre a normatividade do “dever ser” e a efetividade do “ser” no que tange a busca e a realização da felicidade.
Àgora
Gêneros: Drama; História
Direção: Alejandro Amenábar
Ano: 2009
Duração: 127 min
País: Espanha
Sinopse: Século IV. No Egipto, sob o poder do Império Romano, violentos confrontos sociais e religiosos invadem as ruas de Alexandria. Presa entre paredes, sem poder sair da lendária livraria da cidade, a brilhante astrônoma, Hypatia, com a ajuda dos seus discípulos, faz tudo para salvar os documentos da sabedoria do Antigo Mundo. Entre os discípulos, encontram-se dois homens que disputam o seu coração: o inteligente e privilegiado Orestes e o jovem Davus, escravo de Hypatia, dividido entre o amor secreto que nutre por ela e a liberdade que poderá ter ao juntar-se à imparável vaga de Cristãos.
Temas transversais: religiosidade, ideologia, liberdade, gênero, ciência e guerra.
Objetivo do uso de filme: Este filme foi utilizado por que ele permite embarcar numa viajem fantástica ao universo cultural grego, assim como às incríveis batalhas travadas entre ciência e religião. Além disso, ele permite explorarmos a imagem da mulher como filósofa que se vê jogada no ostracismo intelectual devido aos preconceitos da época, apontando assim algumas relações entre ciência e ideologia.
Ilha das flores
Gênero: Documentário; Experimental
Direção: Jorge Furtado
Ano: 1989
Duração: 13 min
País: Brasil
Sinopse: Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social de indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente ainda todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro, numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa idéia de liberdade de uns, em contraposição à sobrevivência monitorada de outros.
Temas transversais: felicidade, liberdade, classes sociais, alienação, trabalho e ecologia.
Objetivo do uso de filme: Este filme foi utilizado para podermos discutir os conceitos de liberdade e democracia, estabelecendo a distinção entre liberdade formal (jurídica) e liberdade substancial (efetiva, real). Além disso, esse filme permitiu-nos fazer alguns elos de ligação entre os conceitos de liberdade, classes sociais, trabalho e alienação.
Leviatã
Gênero: drama
Direção: Camilo Cavalcante
Ano: 1999
Duração: 20 min
País: Brasil
Sinopse: Um retirante nordestino em São Paulo. Alguém que só queria ver o céu. Um homem que foi engolido pela cidade. Um poeta esmagado pela rotina medíocre. Essa é mais uma história do povo sofrido e miserável que vê a cidade grande como o caminho da felicidade, mas que se descobre completamente desamparado, perdido, atordoado, frente à mecânica das relações sociais baseadas no individualismo, na indiferença e na ganância.
Temas transversais: migração, felicidade, alienação, tempo, morte, democracia.
Objetivo do uso de filme: A utilização deste filme teve o intuito de possibilitar uma discussão sobre os conceitos de felicidade e alienação sob a perspectiva das migrações populacionais. Além disso, esse filme permitiu-nos discutir transversalmente as noções de tempo (sob a perspectiva de uma grande metrópole como São Paulo) e de morte (já que o personagem principal, narrador do filme, diz ter tido duas mortes, a primeira espiritual e a segunda carnal).
O dia em que Dorival encarou a
guarda
Gênero: Ficção
Direção: Jorge Furtado, José Pedro Goulart
Ano: 1986
Duração: 14 min
País: Brasil
Sinopse: Numa prisão militar, numa noite de muito calor, o negro Dorival tem apenas uma vontade: tomar um banho. Todavia, o preso esbarra na negativa dos guardas, embora estes não consigam justificar para Dorival a razão que o impede de tomar o banho. Para consegui-lo, vai ter que enfrentar um soldadinho assustado, um cabo com mania de herói, um sargento com saudade da namorada e um tenente cheio de prepotência – e acabar com a tranqüilidade daquela noite no quartel.
Temas transversais: hierarquia, epistemologia, poder e violência.
Objetivo do uso de filme: Este filme foi utilizado por que ele, de certa forma, retrata uma autêntica atitude filosófica, isto é, a atitude questionadora que não se contenta com respostas como “sim por que sim” ou “não por que não”, e que vai em busca de justificativas plausíveis para as respostas encontradas. Além disso, o filme permite-nos explorar as relações ente conhecimento, hierarquia e poder.
O xadrez das cores
Gênero: Ficção
Direção: Marco Schiavon
Ano: 2004
Duração: 22 min
País: Brasil
Sinopse: Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma velha de oitenta anos, viúva e sem filhos, que é extremamente racista. A relação entre as duas mulheres começa tumultuada, com Maria tripudiando em cima de Cida por ela ser negra. Cida atura a tudo em silêncio, por precisar do dinheiro, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Temas transversais: Igualdade, racismo e democracia.
Objetivo do uso de filme: Estabelecer uma discussão acerca da igualdade a partir da perspectiva racista para podermos confrontá-la com uma anti-racista. Além disso, este filme permite-nos explorar a relação entre racismo e riqueza, assim como explorar o conceito de negritude.
Panteras negras
Gênero: drama, história
Direção: Mario Van Peebles
Ano: 1995
Duração: 123 min
País: Estados Unidos
Sinopse: Oakland, Califórnia, 1967. Huey Newton (Marcus Chong) e Bobby Seale (Courtney B. Vance) são amigos, que formam um novo partido dedicado em proteger os negros das violentas arbitrariedades dos policiais brancos. O Partido dos Panteras Negras de Autodefesa dá almoço grátis para as crianças, educa a comunidade afro-americana em se conscientizar dos seus direitos, faz o que pode para tirar das ruas os traficantes de drogas e enfrenta a polícia de Oakland (que é extremamente racista) quando desrespeita os direitos civis dos negros. O partido faz tudo isto sem transgredir alguma lei. Logo brancos conservadores começam se sentir incomodados e planejam se livrar desta "ameaça", mesmo que tenham de desrespeitar a lei.
Temas transversais: racismo, drogas, movimentos sociais e democracia.
Objetivo do uso de filme: Trabalhar o universo extra-parlamentar da política a partir do conceito de igualdade, estabelecendo uma distinção entre igualdade formal (jurídica) e igual substantiva (efetiva, real).
Surplus: aterrorizados pelo consumo
Gênero: documentário, experimentral
Direção: Erik Gandini
Ano: 2003
Duração: 54 minutos
País: Suécia
Sinopse: O documentário Surplus foi produzido em 2003 e faz uma forte crítica ao consumo desenfreado nos dias de hoje. O diretor Erik Gandini apresenta fatos durante as filmagens que comprovam a ganância do homem em gerar lucro e girar a máquina do consumo, sem respeitar nenhum princípio ético e moral.
A utilização das imagens com sons
ao fundo traz um impacto ainda maior sobre o assunto. O ponto mais assustador
deste documentário é a forma com que o mercado capitalista destrói o meio
ambiente para que a indústria continue a produzir para chegar ao objetivo
final: ampliar o lucro e abastecer a necessidade gigantesca das pessoas de
consumir.
O Surplus também apresenta a
publicidade e a propaganda como armas fundamentais para que o crescimento do
mercado e do crédito de compra. Ela influencia e distorce diversas ideias, sem
mostrar a realidade cruel que o planeta sofre em ter que suportar a degradação
de recursos naturais.
O dinheiro é a ferramenta que
move todo esse problema. Durante o filme, histórias são colocadas e comparadas,
mostrando um contraste entre o mundo capitalista e as ideias socialistas que
dividem opiniões de diversos filósofos e especialistas à séculos.
Temas transversais: consumismo, alienação, trabalho, ecologia e Estado.
Objetivo do uso de filme: Abordar o conceito de alienação a partir da atitude desperdiçadora de nossa sociedade consumista, ou seja, abordando o universo capitalista de produção de mercadorias e de propagandas é possível estabelecermos uma discussão acerca de nossos objetivos nesse mundo e como nos relacionamos com os outros e as coisas para alcançarmos nossos objetivos.
Trabalho escravo: aprisionados por
promessas
Gênero: documentário
Produção, Direção, Roteiro e Imagens: Comissão Pastoral da Terra (CPT), Centro pela Justiça e o Direito Internecional (Cejil) e Witness
Edição: Anne Checler
Ano: 2006
Duração: 17min
País: Brasil
Sinopse: Sinopse - O documentário retrata a situação de trabalhadores do campo aliciados e escravizados em fazendas e carvoarias, além de sugerir quais são hoje os principais desafios do combate para a erradicação do trabalho escravo no Brasil. A cada ano, mais de 25.000 trabalhadores rurais são escravizados por grandes proprietários de terra, no Brasil, principalmente na região Amazônica. Esse vídeo conta a história de homens que, em busca de trabalho, são enganados por promessas falsas e levados a fazendas distantes e isoladas. Submetidos a trabalhos penosos e obrigados a viver em barracos superlotados, sem água potável, eles são tratados como animais. 'Direito aqui é um tiro de espingarda', foi dito a um trabalhador. Endividados forçadamente desde o início de suas jornadas e sem saída, eles trabalham duro na esperança de comprar sua liberdade de volta.
Temas transversais: escravidão, liberdade, alienação, trabalho e democracia.
Objetivo do uso de filme: Estabelecer uma discussão acerca da democracia a partir da perspectiva do trabalho escravo. Além disso, esse filme permite-nos adentrar em discussões acerca dos fundamentos da propriedade privada e da exploração do trabalho, assim como da relação entre democracia e mercado mundial.
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