segunda-feira, 16 de abril de 2012

Sugestões de leituras:
  • O Mestre Ignorante - Jacques Ranciére

  • Ensino de filosofia no limar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando sua profissão é ser professor de filosofia? - Rodrigo Pelloso Gelamo


  • O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica - Renata Pereira Lima Aspis

RESUMO: O ensino de filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma.

Palavras-chave: Ensino. Formação. Experiência filosófica. Professor. Criação de conceitos.


  • O que significam aprender e ensinar filosofia? Notas a partir de uma experiência no Colégio Pedro II - Ingrid Müller Xavier
RESUMO : O presente trabalho é uma investigação sobre os sentidos de uma tríade de conceitos considerados problemas que atravessam a prática dos ensinantes e aprendizes de filosofia: ensinar, aprender e filosofia.  O exame parte de um diagnóstico das inflexões nas subjetividades operadas por duas condições da cultura hipermoderna: a vídeo-imagem e a corpolatria e sugere que a repercussão sobre o ensinar e o aprender filosofia destas condições impulsiona à descentralização do ensino de filosofia do marco eminentemente focado na leitura e na escrita. O solo do trabalho é um conjunto de experiências realizadas no marco de uma tradicional instituição escolar pública da cidade do Rio de Janeiro tendo em vista uma educação filosófica. As experiências nele relatadas incluem encenações teatrais, uso de filmes e o trabalho realizado com textos do corpus filosófico. Os procedimentos adotados para pensar o que é ensinar, aprender e filosofia são de inspiração nietzschiana e privilegiam a filologia e a genealogia. Os filósofos escolhidos para pensar os problemas implicados nas relações entre ensinar, aprender e filosofia são Rancière, Kant, Nietzsche, Ortega y Gasset, Heidegger, Deleuze e Platão.  A investigação visita a noção de problema desde três perspectivas filosóficas, examina a questão do sentido e considera a formação de professores de filosofia. Problematiza o modelo ensinar e aprender norteado pela transmissão, bem como a noção  de formação e o vínculo filosofia e conhecimento e propõe as noções de experiência e de signo como sugestivas para pensar uma educação filosófica orientada pelo lema pindárico “venha a ser o que és”. 
PALAVRAS-CHAVE :Ensinar, Aprender, Filosofia, Problema, Sentido, Ensino médio, Formação de professores.

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